O que é Co-Wash e pra que serve?

Imagem relacionada

Na técnica do Co-wash (Conditioner Washing) utilizamos condicionadores livres de silicone para realizar a limpeza dos fios, essa limpeza mais suave caiu no gosto da mulherada depois que as técnicas No/Low Poo foram ensinadas passo a passo no livro “Curly Girl – The Handbook”, assinado por Lorraine Massey.

A princípio virou febre entre as cacheadas e crespas que são as mais afetadas pela oleosidade natural reduzida, já que essa oleosidade não consegue atingir as pontas dos fios.
Hoje sabemos que o Co-wash pode ser utilizado em qualquer tipo de cabelo e ainda ser bastante útil para retirar a umectação com óleos.

minisoul Como escolher os produtos
Para que o produto seja usado como co-wash, primeiro ele deve ser um condicionador livre de qualquer tipo de silicones e petrolatos.
Alguns exemplos são: “petrolatum”, “mineral oil”, “paraffinum liquidum”, “isoparaffin”, “isododecane”, “dimethicone””silicon”, “dodecane” e “alkane”.
Se forem encontrados sulfatos nesse condicionador fique tranquila, quando estes estão presentes em máscaras/condicionadores eles tem ação conservante.

Eu particularmente prefiro produtos bem viscosos ou líquidos que facilitem a penetração nos fios e claro se ele for branquinho ou transparente não vai alterar a cor das madeixas 😉

IMG_9314

minisoul Como fazer o Co-wash

  1. Molhe os cabelos com água e retire o excesso de água com uma toalha, esse excesso no fio não deixa o condicionador penetrar adequadamente.
  2. Passe o condicionador na raiz (sim!)  e em todo o comprimento até as pontas, não esqueça de massagear bem o couro cabeludo para ativar a circulação e promover a limpeza
  3. Em seguida enxágue e retire todo excesso de condicionador nos cabelos. Você pode finalizar como de costume.

 

minisoul Quantas vezes devo fazer o Co-wash?
Tudo é uma questão de adaptação, no início a técnica pode parecer estranha, mas com o tempo você e seu cabelo vão se adequar.
Eu gosto de usar o Co-wash em dias que meu cabelo precisa ser lavado, por conta da oleosidade mas não tenho tempo ou não estou no meu dia do cronograma.
Ele também serve muito bem para manter a cor dos fios por mais tempo.

Você pode lavar diariamente seu cabelo com Co-wash mas tudo vai depender da sua adaptação!
Qualquer cabelo e couro cabeludo pode fazer a técnica e principalmente pessoas com raízes oleosas.

E aí gostou do post? Tem dúvidas? Não deixe de comentar! 😉

Comente!

Comentários

O que você achou do post? Comente!