1 de dezembro de 2014

Todo mundo fala do cronograma e você nem sabe do que se trata? Calma! Fiz um post bem completinho ensinando tudo sobre.
O primeiro passo é identificar qual o tipo do seu cabelo pois para cada tipo há uma hidratação, reconstrução, cremes e uma infinidade de produtos no mercado.

Vamos começar?

heart O que é cronograma capilar?

Perdemos nutrientes com uso de chapinhas, descolorações, sol, água quente e temos que repor esses nutrientes antes que o cabelo chegue ao seu fim com cortes químicos, pontas secas, fios quebradiços,  pontas duplas, triplas e até quíntuplas…. (Já achei no meu viu?!).
O cronograma é um ciclo ou tabela com o objetivo de repor a massa capilar , recuperar e deixar os fios mais saudáveis.

Você precisa conhecer seu cabelo e saber que tipo de substância ele precisa: Hidratação, Nutrição ou Reconstrução.

Untitled-1

heart Hidratação
Se o cabelo está ressecado e sem brilho você precisa repor a água dele e é essa a função principal da hidratação. A umidade é muito importante, procure por produtos com babosa, bepantol, D-panthenol (vitamina A), glicerina, mel, geleia real, extrato de algas e derivados do açúcar.

Resultado: Cabelos macios e desembaraçados.
Rótulos: Hidratante, Hidratação, Moisture

 

heart Nutrição
Nutrir é alimentar os fios, pontas duplas, frizz, desalinhado significa falta de nutrição ou uma boa umectação para recuperar os lipídios perdidos.
Produtos com óleos, manteigas vegetais –  Óleos de coco, abacate, macadâmia, oliva, argan e manteigas de karité, cupuaçu, tutano entre outros.

Resultado: Reduz o volume e o frizz e promove brilho.
Rótulos: Nutritiva, Nutrição, Nutritive, Butter Treat

 

heart Reconstrução
Essa etapa adiciona proteínas ao seu cabelo, repõe a massa, as proteínas e queratina . Se o seu cabelo está poroso, quebradiço, muito fino, elástico e sem vida precisa urgente de uma reconstrução.
Os produtos dessa etapa são: queratina, colágeno, aminoácidos, cisteína, proteínas do trigo e proteínas da soja.

Resultado: Aumenta a resistência, sela as cutículas, acaba com a porosidade e elasticidade.
Rótulos: Reconstrutora, Reconstrutor, Repositor de Massa, Repair, Strength, Rebuild

Untitled-1

E por final como fazer! É bem simples siga a tabelinha abaixo de acordo com o tipo do seu cabelo e o tipo de dano.
Pra quem lava cabelo três vezes por semana os passos são esses, por exemplo:

– 1° dia da primeira semana: Lavo com shampoo, lavo em seguida e aplico uma máscara hidratante e passo condicionador
– 2° dia da primeira semana:  Lavo com shampoo, lavo em seguida e aplico uma máscara nutritiva e passo condicionador,
– 3° dia da primeira semana:  Lavo com shampoo, lavo em seguida e aplico uma máscara reconstrutora e passo condicionador, 

No final dos testes você vai perceber qual passo seu cabelo responde melhor e criar seu próprio cronograma! …. e imprima pra não perder!

CABELOS 1

 

heart Algumas dicas:

– Se o seu cabelo é oleoso faça menos nutrições pois estas possuem muitos óleos
– Para cabelos mistos evite passar óleos na raiz
– Se você perdeu um dia da semana ou lava apenas 2 vezes não se desespere, dá pra fazer da mesma forma
– Em todas as etapas lembre-se de seguir as instruções do rótulo
– Aproveite e faça uma boa massagem com os dedos, isso estimula o crescimento dos fios
– Evite produtos com petrolatos, eles criam uma película que impede a entrada de nutrientes (leia mais sobre isso aqui!)
– Para quem usa tinturas o ideal é usar produtos Sulfate-free ou seja sem sulfatos pois eles desbotam a cor (leia mais sobre isso aqui!)

Já existem no mercado produtos específicos para cronograma capilar que vem com o guia para você seguir. Conheci dois na última Beauty Fair, são eles o Socorro Crono Lola que comprei e é absurdamente maravilhoso e o Save Your Hair da Yenzah que também é um escândalo com cheirinho de salão.

Untitled-1

 

Bom é isso amores! Os cronogramas realmente dão resultado, o cabelo muda de aspecto já na primeira semana, basta seguir certinho.
Espero que vocês tenham gostado e se você tiver uma dica pra acrescentar ao post é só comentar, vou adorar ler!

postado por Carol Kyoko
Compartilhe 10 comentários

  • Make básica de verão | #DivadeVerão
  • Blush Cream | Vult
  • Produtos Leads Care / Mary Help SoS, Magic Wand e Pro American Trat.
  • Comente pelo facebook:
    Comente pelo Blog:

      Karina Mendes, 4 de dezembro de 2014

      Nossa Carol AMEI o post! Super explicadinho! O melhor que já li até hoje! Parabéns!!
      Me ajudou muito, obrigada.
      Adoro seu blog! Ando sumida, pq estou começando um blog e precisa de alguns ajustes rs. Tem um monte de posts seus que quero ler! Aos poucos vou conseguindo.rs Beijinhos

      Daiane, 3 de setembro de 2015

      Olá Carol! Eu só lavo meu cabelo 2 x na semana por causa da tintura que é segunda e sexta-feira. Queria saber como faco o cronograma capilar. Meu cabelo ficou oleoso depois da escova progressiva então qual etapa priorizo na primeira, segunda, terceira e quarta semana? Me ajude, please!!! hehehehe
      Beijos!

      Emília Mota, 20 de setembro de 2016

      Amei texto bem claro pra mim que sou leiga amei

      Joy, 17 de janeiro de 2017

      Estava assistindo um vídeo e por um acaso o seu apareceu como sugestão… faz apenas 2 dias, mas já assisti muitos dos seus vídeos e um deles tinha o link desse post. Eu não tinha ideia do que era o tal “cronograma capilar” e sinceramente já estava pensando em raspar todo o cabelo, mas vou tentar como última saída!

      Sara, 14 de julho de 2017

      Gostei muito Carol , tem umas YouTube que cobram até curso para dar dicas de cronograma . Obrigada por dedicar seu tempo nos deixando super por dentro de produtos certos para cada tipo de cabelo.

      Lorena, 23 de setembro de 2017

      Usar o condicionador antes da máscara? Não vai fechar as cutículas do cabelo? Impedindo assim do cabelo absorver os nutrientes da máscara Carol?

      […] gente ama! Se você não sabe como fazer seu cronograma certinho tem um post completo onde explico, clique aqui! Aperte play assista ao vídeo completinho e depois pegue a colinha logo abaixo pra vocês […]

      […] Poo Se você não sabe como fazer seu cronograma certinho tem um post completo onde explico, clique aqui! Aperte play assista ao vídeo completinho e depois pegue a colinha logo abaixo pra […]

      […] você não sabe como fazer seu cronograma certinho tem um post completo onde explico, clique aqui! Aperte play assista ao vídeo completinho e depois pegue a colinha logo abaixo pra […]

      […] Atendendo a pedidos finalmente saiu o cronograma capilar só com produtos da Kanechom, tenho um carinho pela marca pois o primeiro que testei foi o de Argan em 2014 (veja a resenha aqui) Se você não sabe como fazer seu cronograma certinho tem um post completo onde explico, clique aqui! […]