Moda 1940

1940

 Em 1940, a Segunda Guerra Mundial já havia começado na Europa.


Apesar das regras de racionamento, impostas pelo governo, que também limitava a quantidade de tecidos que se podia comprar e utilizar na fabricação das roupas, a moda sobreviveu à guerra e 92 ateliês continuaram abertos em Paris. A silhueta do final dos anos 30, em estilo militar, perdurou até o final dos conflitos. 
A mulher francesa era magra e as suas roupas e sapatos ficaram mais pesados e sérios.
 
O “Fashion Group of Great Britain”, comandado por Molyneux, criou 32 peças de vestuário para serem produzidas em massa. A intenção era criar roupas mais atraentes, apesar das restrições. O corte era reto e masculino, ainda em estilo militar. As jaquetas e abrigos tinham ombros acolchoados angulosos e cinturões. Os tecidos eram pesados e resistentes, como o “tweed”, muito usado na época.



 
As saias eram mais curtas, com pregas finas ou franzidas. As calças compridas se tornaram práticas e os vestidos, que imitavam uma saia com casaco, eram populares. Os cabelos das mulheres estavam mais longos que os dos anos 30. 
Com a dificuldade em encontrar cabeleireiros, os grampos eram usados para prendê-los e formar cachos. Os lenços também foram muitos usados nessa época.
A maquilagem era improvisada com elementos caseiros. Alguns fabricantes apenas recarregavam as embalagens de batom, já que o metal estava sendo utilizado na indústria bélica.




3 Comentários

Comentários

Comentários

  1. Muito bom ver como era a moda nos anos 40!!!
    Bjs

  2. Muito bom ver e saber um pouco mais a moda antiga e perceber que mudou mas nem tanto. 🙂

  3. nao sou muito fa desse estilo nao =/

    mais o vestido preto achei bonito

O que você achou do post? Comente!