Olar pessoas brilhosas! A convite da Yenzah hoje trouxe um post exclusivo contanto e mostrando (porque a gente gosta de ibagens…) como foi o processo de recuperação durante o ano de 2018 até agora.
Pra quem não sabe muito da minha história eu tenho cabelo colorido desde os anos 2000 e eu sempre tive muito volume por conta da ondulação 2A do meu fio e por conta disso recorri por anos a escovas progressivas.
Em 2012 tive um corte químico severo nos fios e não usei mais alisamentos até 2016 que aliás foi um ano bem importante pro crescimento do meu canal e um ano onde os alisamentos livres de formol voltaram com tudo.
E quando o assunto é cabelo tudo deve ser feito com moderação, e eu abusei horrores das químicas ácidas, eu utilizava alisamentos a cada 15 dias ou pasmem a cada semana ;0 e infelizmente dessa forma não há fio que aguente. And sem contar que eu ainda fazia descolorações no meio disso =X
Foi um desastre total! No inicio de 2017 meu cabelo afinou tanto que fiquei com um “penugem” nas pontas, totalmente triste com minha aparência e não tinha a quem culpar a não ser eu mesma que fiz aquilo tudo.
Mas foi ali que resolvi recomeçar, em Abril de 2017 cortei as partes mais danificadas e recomecei! Dessa vez sem químicas ácidas.
Meu cabelo sempre demorou uma eternidade para crescer desde que eu era criança, então foquei no cronograma escolhendo mais etapas nutritivas e reconstrutoras para fortalecer os fios que estavam ali danificados. Para quem quiser saber como foi feito o meu cronograma é só clicar aqui.
Dessa vez também descolori menos os fios, trocando as cores apenas com touca de shampoo, que nada mais é do que deixar o shampoo agindo nos fios por algumas horas repetidas vezes na semana até que o tonalizante esteja completamente desbotado.
E foi assim que eu segui o ano de 2018 todo, apostando em produtos bons para auxiliar na reposição de massa e nunca esquecendo do protetor térmico antes das fontes de calor.
Em dezembro de 2018 iniciei o uso de suplemento alimentar para auxiliar no crescimento lento dos meus fios e hoje continuo na batalha sempre cuidando.
As químicas de transformação sejam elas descoloração ou químicas de alisamento, sempre devem ser feitas com o máximo de segurança, aprendi isso no dia a dia. Não seguir pausa ou teste de mechas recomendado pelo fabricante pode ser crucial para a saúde do seu fio e hoje eu tiro disso uma lição e conto toda semana no meu canal como venho superado isso a cada dia.
Se você está passando por uma situação dessas não se desespero, o recomeço é sempre a melhor fase onde podemos aprender muito e levar esse conhecimento para a vida toda.
Gostou desse post? Tem alguma dúvida ou passou por uma situação parecida? Deixe seu comentário! 😉 um grande beijooo!
*Esse post foi patrocinado pela Yenzah
Ameeeei.
Obrigada pelo conteúdo, Carol.
Claro que queremos um cabelo recuperado para ontem. Mas as coisas levam tempo. O resultado está aí, não tem segredo, é cuidado. Temos que conhecer os limites que temos, seja da estrutura natural do cabelo, da grana para investir nos produtos e serviços profissionais. Mas com dedicação e informação a gente consegue um cabelo na mais pura brilhosidade.
Carol depois que eu comecei a seguir você o meu cabelo é outra coisa tinha um cabelo muito ressecado muito frizz quebradiço seco e cheio de frizz mas depois que eu conheci você minha minha vida mudou pois comecei fazer cronograma capilar o processo de recuperação foi lento custou tempo mas depois que comecei a fazer não largue não liguei mais ao longo de um ano recuperei meu cabelo completamente hoje ele está sem doso bonito maravilhoso amo seu canal parabéns
graças a Deus nunca tive corte químico mais também não abuso fazia 6 meses que não fazia química e agora fiz a selagem orgânica da borabela e não tive um bom resultado mais vou aguardar os 3 meses pedidos pelo fabricante pra fazer novamente com outro produto compatível
Carol, o cronograma que você usou foi o da Enza? Ele vale apena?